terça-feira, setembro 20, 2005

NECESSIDADES DE UM DESIGNER...

pq vc nunca sabe quando vai precisar dele
COISAS QUE O CLIENTE PRECISA SABER:
1- DESIGNER dorme. Pode parecer mentira, mas DESIGNER precisa dormir
como qualquer outra pessoa. Não o acorde sem necessidade! Esqueça que ele tem
telefone em casa, ligue para o escritório.
2- DESIGNER come. Inacreditável, não? Mas é verdade. DESIGNER também
se alimenta e tem hora para isso.
3- DESIGNER pode ter família. Essa é a mais incrível de todas: mesmo
sendo DESIGNER, a pessoa precisa descansar no final de semana e precisa de um
tempo com a família e amigos, sem pensar ou falar sobre projetos.
Pergunta: Nas situações acima o DESIGNER atende?
Resposta: Sim. Pode atender, desde que seja pago por isso.
Desnecessário dizer que, nesses casos, o atendimento tem custo
adicional. Por favor, não pechinche.... Ah, e cara feia na hora de
assinar cheque não diminui o que você tem que pagar. Se queria mais barato, poderia
ter procurado outro. O combinado não é caro.
4- DESIGNER precisa de dinheiro. Por essa você não esperava, né? É
surpreendente, mas DESIGNER também paga impostos, alimentação,
combustível, vestuário, etc. E uma coisa bizarra: os livros, o
escritório e as coisas que ele tem não chegam ate ele gratuitamente. Impressionante,
não? Entendeu agora o motivo dele cobrar uma consulta? (ou consultoria?)
5- Ler, estudar é trabalho. E trabalho sério. Pode parar de rir. Não é
piada.
6- Não é possível examinar projetos pelo telefone. Essa nem vou
comentar.
7- De uma vez por todas, para reforçar: DESIGNER não é vidente. Ele
precisa examinar o projeto e muitas vezes precisa reexaminá-lo. Se quer
milagre, tente na igreja e deixe o DESIGNER em paz.
8- Em reuniões de amigos ou festas de família, DESIGNER deixa de ser
DESIGNER, vira amigo ou parente. Não comece conversas sobre como ajeitar sua marca ou
que cor fica boa no site. Para isso ele precisa refletir, se concentrar, ou seja,
precisa trabalhar. No caso do DESIGNER, criar demanda mais do que a maior parte
das pessoas acha.
9- Não existe apenas um desenho - desenho é projeto, projeto tem que
ser pensado e, por sua vez, cobrado.Diante desses tópicos inconcebíveis a uma boa parte da população,algumas dicas para tornar a vida do DESIGNER mais suportável:
a) O uso do celular: celular é ferramenta de trabalho. Por
favor, ligue apenas quando necessário. Fora do horário de expediente,
mesmo que você ainda não tenha acreditado, o DESIGNER pode estar fazendo alguma
daquelas coisas que você pensou que ele não fazia, como dormir ou namorar, por
exemplo.
b) Antes da consulta: por favor, marque hora. Se não marcar, não
fique andando de um lado para o outro na sala de espera e nem
pressionando a secretaria. Ela não tem culpa da sua idiotice. Ah! E não espere que o
DESIGNER vá te colocar no horário de quem já marcou. Se tiver fila, você vai ficar
por ultimo. Na próxima vez ligue antes. Só venha sem marcar em caso de emergência
(que seja realmente emergência), por favor.
c) Repetir a mesma pergunta mais de cinco vezes não vai mudar a
resposta. Por favor, repita no maximo três. O DESIGNER não esta sob
investigação policial.
d) Quando se diz que o horário de atendimento é ate meio-dia, não
significa que você pode chegar 11:55. Se chegar, volte depois do
almoco. O mesmo vale na hora do fim do expediente.
e) Emergência? Claro que o DESIGNER atende, mas se estiver fora do
horário normal,está fora do preço normal.
f) Na hora da consulta: bastam alguns membros da família para
acompanhar o cliente e responder as perguntas do DESIGNER.
Por favor, deixe os amigos do cunhado e seus vizinhos com os
respectivos filhos nas casas deles. Não fique bombardeando o DESIGNER
com milhares de perguntas durante o atendimento. Isso tira a concentração, alem de
torrar a paciência. Evite perguntas que não tenham relação com o projeto.
g) Infelizmente, a cada consulta, o DESIGNER só poderá examinar um
projeto. Lamentamos informar, mas seu outro projeto também terá que passar por
consulta e você também terá que pagar por ele.
h) O DESIGNER não deixara de cobrar a consulta só porque você já
gastou demais na gráfica. Não foram os DESIGNER que inventaram o ditado
"O barato sai caro".



Algo que encontrei por aí.. e decidi partilhar!

5 comentários:

Tiagum disse...

Lindo! E por acaso acho k vou imprimir isso e mandar por correio ao meu chefe! Talvez ele aprenda algumas coisas! :)

sodona.leide disse...

TUDO A IMPRIMIR E POR À FRENTE AO MONITOR DO CHEFE!
DÁ-LHE COM FORÇA, TIAGUM!

Jon disse...

E é bom para distribuir aos clientes também!!!! Vou já fazer 3/15.000 folhetos!

hybrisma disse...

hahahahahahahaha...
quem é que quer que um designer avalie um projecto pelo telefone?!?!?!?!?!
hahahahahha. :D
os clientes não podiam ser mais totós...

Judia disse...

Muito bom sem duvida... lol Realmente não há paxorra para certos clientes!